Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:

A
infarto agudo de miocárdio.
B
angina instável.
C
embolia pulmonar.
D
reperfusão coronariana.
Mulher de 36 anos, casada e mãe de dois filhos, com história de há cerca de 6 meses estar apresentando alteração de comportamento, isolamento familiar, longas caminhadas sem destino (foi seguida algumas vezes pelo marido), perturbação do sono e perda de peso discreta, segundo a família. Foi levada a um psiquiatra que diagnosticou transtorno depressivo e iniciou tricíclico. Foi trazida hoje por quadro de perda de consciência sem abalos musculares ou liberação de esfíncteres. Ao exame estava sonolenta, mas respondia quando questionada. Referiu estar com cefaleia intensa. Sem alteração motora focal. Sem lesão de par craniano. Marcha normal. Ausência de rigidez de nuca. PA = 180/90/FC = 45 (bradicardia sinusal). Sem outras alterações no exame físico. Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Em razão do risco de infecção do sítio cirúrgico, em qual destas cirurgias a antibioticoterapia está indicada?
Considere um RN com 36 semanas de idade gestacional, nascido por cesariana eletiva, sem trabalho de parto. Apgar 8/9. Evoluiu com frequência respiratória entre 80-90 ipm e discreta tiragem intercostal. Foi colocado em CPAP nasal e manteve saturação de O2 > 90. Radiografia de tórax mostrando pulmões hiperinsuflados com congestão peri-hilar, espessamento da cisura do pulmão direito e inversão do ângulo costofrênico bilateral. Qual sua hipótese diagnóstica?
Assinale a alternativa correta.
Compartilhar