Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:

A
infarto agudo de miocárdio.
B
angina instável.
C
embolia pulmonar.
D
reperfusão coronariana.
Assinale a alternativa correta.
Lena, 47 anos, faz tratamento médico para depressão há mais de 7 anos. Já fez uso de vários tipos de antidepressivos, com resposta moderada. Atualmente, seu médico prescreveu um inibidor irreversível da MAO (Monoaminoxidase), chamado tranilcipromina. Qual das drogas abaixo poderá ser usada concomitantemente com a tranilcipromina, no caso de indicação médica precisa?
Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao tratamento das fraturas expostas: I - Todo desbridamento deve ocorrer em ambiente cirúrgico, sob condições rigorosas de assepsia. II - O desbridamento ósseo implica a exposição dos dois extremos do foco fraturário: a limpeza da cavidade medular e a remoção de pequenos fragmentos corticais desvitalizados. III - A cirurgia de desbridamento deve, preferencialmente, ser realizada com isquemia. Está (ão) CORRETA (S):
Uma mulher com 67 anos de idade, 58 Kg de peso e com creatina sérica de 1,4 mg/dl necessita receber medicamento de eliminação renal, cuja dose diária deve ser corrigida pelo percentual de função renal. Para esta paciente, utilizando-se a Equação de Cockcroft-Gault, qual seria o clearance de creatinina calculado?
Compartilhar