Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:

A
Anemia por deficiência de ferro, pois o mesmo é absorvido a nível ileal.
B
Deficiência de vitamina B12, pois a mesma é absorvida exclusivamente a nível ileal.
C
Absorção normal de carboidratos, proteínas, lipídios, pois os mesmos são absorvidos no jejuno proximal.
D
Deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), pois elas dependem da circulação enterohepática que vai ficar alterada nesta situação.
Dados recentes têm sugerido uma associação entre os tumores de cabeça e pescoço e infecções virais. Os da orofaringe, por exemplo, estariam ligados a:
Assinale a opção correta sobre as obstruções duodenais do recém-nascido:
Paciente de 45 anos, obeso, tabagista, com diagnóstico de hérnia inguinoescrotal gigante, recidivada à direita. No ato operatório constatou-se a presença de uma hérnia de componentes direta e indireta. Segundo a classificação de Nyhus este paciente tem uma hérnia:
A avaliação pré-anestésica é importantíssima para a escolha da melhor técnica de anestesia a ser realizada. O exame físico classifica o paciente dentro de parâmetros estabelecidos pela American Society of Anesthesiologidts- ASA. Assim, um paciente classificado côa ASA III tem:
Compartilhar