Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:

A
Anemia por deficiência de ferro, pois o mesmo é absorvido a nível ileal.
B
Deficiência de vitamina B12, pois a mesma é absorvida exclusivamente a nível ileal.
C
Absorção normal de carboidratos, proteínas, lipídios, pois os mesmos são absorvidos no jejuno proximal.
D
Deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), pois elas dependem da circulação enterohepática que vai ficar alterada nesta situação.
Paciente masculino, 67anos, hipertenso prévio em uso de Propranolol 80mg/dia e com história de Diabetes Mellitus há 10 anos, em uso de Metformina; Chega à emergência com Quadro de Dispneia, Cansaço, Cianose, Anorexia, Náuseas, Vômitos que iniciaram há 02 semanas e se intensificaram há 01 dia. Relata também que iniciou edema de membros inferiores e face há 03 dias. Apresentava também secreção pulmonar purulenta. Ao exame: MEG, Mucosas descoradas (3+/4), PA(220/140 mmHg), FC(140bpm), CV (RR, 2T, Bnf), Resp (Mv Preservado com estertores bilaterais até o ápice). Edema de Membros Inferiores (3+/4). Exames Laboratoriais: Htc (30) Hb(10) Leucócitos (15.700) Bastões (30%) Segmentados (46) Plaquetas (150.000) Glicemia (600 mg/dl) ; Ureia (560 mg/dl); Creatinina (10mg/dl); K(7,8) Gasometria Arterial: pH(7,05) pO2(60); pCO2 (30); Bic (10); BE(-15); Sat(85%) Parcial Urina com Glicose (+++) Corpos Cetônicos (++) Rx Tórax com congestão pulmonar e foco de consolidação em base direita. Diante do Quadro clínico exposto acima responda a seguinte questão: A Gasometria Arterial Indica o seguinte:
Avalie as assertivas como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. Alucinação visual é a percepção deformada de um objeto real e presente. II. O indivíduo que sente que seu intestino está secando, o seu fígado despedaçando, o seu cérebro encolhendo está apresentando alucinações cenestésicas. III. Fabulação é a alteração do pensamento em que o indivíduo fica imaginando uma situação desejada. IV. Não se pode dizer que há diferença entre ansiedade e angústia. V. A impossibilidade de um indivíduo entender uma metáfora ou um pensamento abstrato é uma alteração do pensamento que é chamado “pensamento inibido”.
Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.
A Convulsão Febril constitui uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes caracterizando uma emergência. Marque a alternativa INCORRETA.
Compartilhar