Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Carolina encontra-se na 30ª semana de sua primeira gestação. Queixa- se de pouca dor abdominal tipo cólica com uma contração de Braxton-Hicks por hora e feto reativo à cardiotocografia. Ao toque, não há alteração significativa das condições cervicais fisiológicas. A melhor conduta é:

A
prescrever somente repouso, analgésicos e antiespasmódico
B
prescrever tocolítico via oral, por se tratar de ameaça de parto prematuro
C
prescrever analgésicos, anti-espasmódicos e tocolíticos via oral por se tratar de ameaça de parto prematuro
D
internar e prescrever tocolíticos intra-venosos por se tratar de parto prematuro
E
encaminhar para cesareana de urgência
Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
Logo após a indução da anestesia geral para redução de fratura de fêmur, um paciente sob ventilação mecânica apresenta queda progressiva no valor da capnometria. Qual é a causa mais provável?
Paciente de 54 anos apresenta-se com aumento de volume abdominal, com seis meses de evolução, associado à fadiga. Há uma semana tem dor abdominal difusa. Ao exame, apresenta-se hipocorado, pipartote e macicez móvel positivos, com abdome tenso. Realizou paracentese de alívio, a qual evidenciou líquido amarelo citrino, com 540 leucócitos/mm³, 52% de polimorfonucleares, albumina de 1 g/dl, LDH de 113 U/l. Exames séricos apresentaram: albumina: 2,6 g/dl, LDH de 120 U/l. Assinale a alternativa que contém diagnóstico e conduta adequados para o caso mencionado. (RUNYON, B. A., Hepatology, 2009. v. 49, n. 6, p. 2.087-2.107)
Compartilhar