Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Casal com aids, em tratamento, leva os filhos gêmeos de quatro anos para vacinação, um deles não infectado pelo HIV. O esquema vacinal contra poliomielite a ser administrado é:

A
vacina de vírus atenuada para a criança infectada e inativada para a criança não infectada.
B
ambos devem receber vacina atenuada.
C
ambos devem receber vacina inativada contra poliomielite.
D
só aplicar vacina se a criança infectada não estiver imunodeprimida.
E
vacina com vírus atenuada para a criança não infectada e vacina inativada para a criança infectada.
Com relação ao paciente vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso. ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha para-traqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda. ( )A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue. ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces. ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS é devida geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
Qual a alternativa que completa o seguinte texto: O uso de ________________ remove sujidades e flora contaminante, com local de ação sobre _______________, sem atividade __________________.
Na hepatite alcoólica usa-se o seguinte critério para a indicação de tratamento com corticosteroide:
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Compartilhar