Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Casal em seguimento no ambulatório de infertilidade apresenta os seguintes resultados dos exames complementares: ultrassonografia transvaginal sem anormalidades, histerossalpingografia com prova de Cotte positiva, dosagem hormonal da mulher sem anormalidades e espermograma não realizado. Frente ao caso devemos:

A
Indicar indução da ovulação.
B
Solicitar tomografia de sela túrcica.
C
Indicar fertilização in vitro.
D
Orientar quanto a necessidade da realização do espermograma.
E
Encaminhar a mulher para avaliação psicológica.
Mulher de 36 anos, casada e mãe de dois filhos, com história de há cerca de 6 meses estar apresentando alteração de comportamento, isolamento familiar, longas caminhadas sem destino (foi seguida algumas vezes pelo marido), perturbação do sono e perda de peso discreta, segundo a família. Foi levada a um psiquiatra que diagnosticou transtorno depressivo e iniciou tricíclico. Foi trazida hoje por quadro de perda de consciência sem abalos musculares ou liberação de esfíncteres. Ao exame estava sonolenta, mas respondia quando questionada. Referiu estar com cefaleia intensa. Sem alteração motora focal. Sem lesão de par craniano. Marcha normal. Ausência de rigidez de nuca. PA = 180/90/FC = 45 (bradicardia sinusal). Sem outras alterações no exame físico. Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Adolescente, 16 anos, procedente de Corumbá-MS, com história de 3 (três) meses com febre, emagrecimento de 10 kg no período, dor abdominal e sangramento gengival. Apresenta-se hipocorada +2/+4, Traube ocupado, fígado 3 cm do RCD. Exames laboratoriais revelam anemia normocrômica e normocítica, leucopenia e plaquetonia, inversão albumina/globulina. Conduta diagnóstica:
Uma adolescente de 15 anos, vítima de bala perdida, dá entrada num hospital. O orifício de entrada da bala fica na linha média do epigástrio e não há orifício de saída. É realizada uma laparotomia, verificando-se que o projétil perfurou o terço médio do pâncreas. Considerando casos dessa natureza, é correto afirmar:
Paciente de 59 anos, masculino, com aumento do volume abdominal procura pela primeira vez atendimento médico. Apresenta aumento lento e progressivo do volume abdominal há dois meses, associado à fadiga. Ao exame físico, o paciente encontra-se emagrecido, ictérico +/4, com aumento do volume abdominal e sinal de Piparotte positivo. Em relação à ascite que ocorre nesse caso, está INCORRETO afirmar que:
Compartilhar