Casal em seguimento no ambulatório de infertilidade apresenta os seguintes resultados dos exames complementares: ultrassonografia transvaginal sem anormalidades, histerossalpingografia com prova de Cotte positiva, dosagem hormonal da mulher sem anormalidades e espermograma não realizado. Frente ao caso devemos:
A
Indicar indução da ovulação.
B
Solicitar tomografia de sela túrcica.
C
Indicar fertilização in vitro.
D
Orientar quanto a necessidade da realização do espermograma.
E
Encaminhar a mulher para avaliação psicológica.
Outras questões
Gestante com 29 semanas de idade gestacional foi admitida em trabalho de parto expulsivo e história de perda de líquido por via vaginal há 2 dias. O recém-nascido nasceu hipotônico, com respiração irregular, frequência cardíaca de 80 bpm e cianótico. Apresentou boa resposta à ventilação com pressão positiva utilizando-se balão autoinflável e máscara. O peso de nascimento foi de 1180 gramas e os escores de Apgar de 1º e 5º minuto foram, respectivamente, 3 e 8. Encaminhado para UTI neonatal, o recém-nascido evoluiu na primeira hora de vida com esforço respiratório caracterizado por taquipneia (frequência respiratória = 80 ipm), batimento de aleta nasal, gemido expiratório, tiragem inter e subcostal e retração esternal moderadas, além de aumento progressivo da necessidade de oxigênio para manter-se acianótico. Em relação ao caso apresentado, considere as afirmações abaixo: 1. A síndrome de desconforto respiratório (doença de membrana hialina) deve ser considerada entre os diagnósticos diferenciais, por se tratar de um prematuro de muito baixo peso cuja mãe não recebeu corticoide antenatal; 2. O diagnóstico mais provável é o de taquipneia transitória do recém-nascido, por ocorrer com maior frequência em recém-nascidos com asfixia perinatal; 3. A pneumonia congênita é um diagnóstico que pode ser facilmente afastado ou confirmado após a realização da radiografia de tórax; 4. Além do suporte respiratório, está indicada a coleta de hemoculturas e o início imediato de antibiótico de amplo espectro; 5. A administração de surfactante exógeno só deve ser considerada após 2 horas de vida, se houver falha do suporte respiratório. Assinale a alternativa correta.
Criança com 2 anos de idade apresenta anemia megaloblástica. Na anamnese é detectado que usa quase que exclusivamente leite de cabra. A etiologia provável da anemia é deficiência de:
As lesões elementares ocorrem quando a pele sofre algum dano que afeta a epiderme, a derme ou a hipoderme. Sobre as lesões elementares, considere as seguintes afirmativas: 1. São primárias quando surgem sobre a pele normal. 2. São primárias as manchas, pápulas e vesículas. 3. São secundárias as placas, pústulas e descamações. 4. São primárias as manchas, pápulas e bolhas. Assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.