Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cerca de 80 a 90 % das pancreatites agudas são autolimitadas. No entanto, 10% evoluem com extrema gravidade. Os critérios de Ranson são os mais empregados para avaliar gravidade e pacientes com escore igual ou maior que 3, apresentam maior mortalidade. São sinais de gravidade na pancreatite aguda, EXCETO:

A
Sinal de Grey Turner
B
Sinal de Cullen
C
Hipocalcemia
D
Amilase sérica acima de 2000 unidades
Paciente de 7 anos de idade deu entrada na emergência com relato de ter apresentado, pela primeira vez, convulsão associada à perda da consciência e febre. O diagnóstico diferencial inclui as seguintes patologias, EXCETO:
As doenças pulmonares intersticiais constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o parênquima pulmonar de maneira difusa, mas que são classificadas em conjunto devido às suas semelhanças clínicas, radiológicas e de função pulmonar. Acerca destas patologias assinale a opção INCORRETA:
Com o uso prolongado de corticosteroides, são efeitos colaterais esperados, exceto:
Lactente, com 18 meses de idade, apresentou início súbito de choro intenso acompanhado de episódios de flexão das pernas e joelhos sobre o abdome. Evacuou com muco e sangue. Tem história de uso de antibiótico para tratar otite na última semana. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Compartilhar