Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cetoacidose diabética é uma patologia frequente no serviço de emergência. Podemos afirmar que cursa sempre com:

A
anion gap baixo
B
pH sanguíneo dentro dos limites da normalidade
C
cetonúria
D
valor corporal total de sódio sempre alto
E
valor corporal total de potássio sempre alto
Paciente de 28 anos, sexo masculino, usuário de drogas ilícitas endovenosas e inalatórias desde os 14 anos de idade, tendo abandonado há 6 meses, apresenta quadro de cefaleia de início há 5 dias, que se acompanha de hemiparesia de hemicorpo direito e desvio de rima bucal para a esquerda. Refere, ainda, febre baixa não aferida. Na HPP informa sobre um exame para HIV positivo há 4 anos, sem confirmação. Ao exame, confirmamos a hemiparesia, sinais meníngeos negativos sem outras alterações, exceto adenomegalia cervical. Indique a alternativa correta:
Com respeito a Acidentes de Submersão (Afogamento), qual a alternativa CORRETA?
Quais os resultados da Revascularização do Miocárdio (RVM) em mulheres e em pacientes com insuficiência renal? ( ) nos dados do National Cardiovascular Network, a mortalidade hospitalar foi semelhante em relação aos homens. ( ) as mulheres tiveram menos complicações pós-operatórias que os homens. ( ) o sexo feminino é um fator de risco para a morbidade e mortalidade após RVM. ( ) nos pacientes com insuficiência renal crônica dependentes de hemodiálise, a RVM demonstrou resultados equivalentes a ACTP. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente de 58 anos, tabagista de mais de 30 cigarros/dia, vai à emergência com história de que, há mais ou menos 3 horas, começou com calafrios. Já apresentava tosse produtiva purulenta e calafrios tremulantes uma semana antes, e chiado no peito. Sabia ser portadora de DPOC e usava broncodilatador de longa duração e corticoide inalatório, sendo que, às vezes, nebulizava com fenoterol e ipratrópio. Foi realizado RX de tórax que mostrou consolidação no lobo médio e língula. A paciente não apresentava outras comorbidades. Estava lúcida, orientada, FR 22, FC 90 e SatO2: 94%. Com relação a esse caso, podemos dizer que:
Compartilhar