Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Clara traz Laura, de 5 meses e 15 dias, à unidade básica de saúde. Quer conversar com o médico, pois está preocupada com a alimentação da filha, que está em aleitamento materno exclusivo. "Está chegando a hora de iniciar outras comidas para ela, doutor. Eu não sei como e o que fazer. Sou mãe de primeira viagem, sabe?" Qual das alternativas abaixo contém a conduta mais adequada?

Sobre a irrigação arterial gastrointestinal, é INCORRETO afirmar:
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Neste caso, a verificação de redução do nível da pressão arterial sistólica durante a inspiração constitui o pulso paradoxal, que, de fato, representa um fenômeno oposto ao que ocorre na fisiologia cardiovascular normal, qual seja, aumento da pressão sistólica durante o ato inspiratório.
Paciente de 40 anos é admitido no Pronto-Socorro por cefaleia. Refere ser portador de adenocarcinoma de pulmão com metástases ósseas e cerebrais em tratamento há seis meses. De demais antecedentes relevantes, relata crise convulsiva há um mês. Não faz uso de quaisquer medicamentos além dos quimioterápicos infundidos no hospital periodicamente. Assinale o item que contém droga CONTRAINDICADA para o tratamento desta dor aguda.
Compartilhar