Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,
A
as células tumorais se redistribuem pelo ciclo celular e a cada dia consegue-se tratar determinada quantidade de células nas fases mais radiosensíveis. Além disto com a morte de certa quantidade de células dia por dia, mais oxigênio fica disponível para as células hipóxicas sobreviventes, o que aumenta a radisensibilidade das mesmas.
B
ocorre, polimerização dos microtúbulos das células tumorais, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
C
as células tumorais se redistribuem nas fases mais sensíveis do ciclo celular. Além disto, a liberação de compostos sulfidrilas (SH) pelas células que morrem, contribui para o aumento da radiosensibilidade das células sobreviventes, uma vez que tais compostos são importantes radiosensibilizadores endógenos.
D
as células sobreviventes ficam expostas a radicais livres radioinduzidos, o que colabora para o aumento da radiosensilibidade das mesmas.
E
ocorre ativação das enzimas telomerases e caspases das células tumorais sobreviventes, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
Outras questões
Quais dos achados fundoscópicos abaixo não são próprios de retinopatia hipertensiva?
A abertura inadvertida da cisterna de Pecquet (chyli) acarreta na temida ascite quilosa. O procedimento cirúrgico que possui maior risco de ter essa complicação é a:
Paciente diabético apresenta febre, dor abdominal no hipocôndrio direito, evoluindo com endoftalmia endógena. Nesse caso, a principal hipótese é de:
Sobre a oftalmopatia da doença de Graves, é INCORRETO afirmar que: