Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,

A
as células tumorais se redistribuem pelo ciclo celular e a cada dia consegue-se tratar determinada quantidade de células nas fases mais radiosensíveis. Além disto com a morte de certa quantidade de células dia por dia, mais oxigênio fica disponível para as células hipóxicas sobreviventes, o que aumenta a radisensibilidade das mesmas.
B
ocorre, polimerização dos microtúbulos das células tumorais, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
C
as células tumorais se redistribuem nas fases mais sensíveis do ciclo celular. Além disto, a liberação de compostos sulfidrilas (SH) pelas células que morrem, contribui para o aumento da radiosensibilidade das células sobreviventes, uma vez que tais compostos são importantes radiosensibilizadores endógenos.
D
as células sobreviventes ficam expostas a radicais livres radioinduzidos, o que colabora para o aumento da radiosensilibidade das mesmas.
E
ocorre ativação das enzimas telomerases e caspases das células tumorais sobreviventes, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
Considerando as lesões traumáticas do anel pélvico e acetábulo, assinale a alternativa CORRETA:
Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador?
A displasia do desenvolvimento do quadril pode levar a graves sequelas e distúrbios de marcha se não for diagnosticada precocemente. Nessa doença:
Recém-nascido a termo, do sexo masculino, com índice de Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto e peso ao nascimento de 3.600 g, passou a apresentar, a partir da segunda semana de vida, vômitos pós-mamadas em jato, não biliosos e perda de peso. Ao exame clínico, foi palpada oliva pilórica; à avaliação laboratorial, foram constatadas alcalose metabólica hipoclorêmica e hipopotassemia. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar