Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,

A
as células tumorais se redistribuem pelo ciclo celular e a cada dia consegue-se tratar determinada quantidade de células nas fases mais radiosensíveis. Além disto com a morte de certa quantidade de células dia por dia, mais oxigênio fica disponível para as células hipóxicas sobreviventes, o que aumenta a radisensibilidade das mesmas.
B
ocorre, polimerização dos microtúbulos das células tumorais, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
C
as células tumorais se redistribuem nas fases mais sensíveis do ciclo celular. Além disto, a liberação de compostos sulfidrilas (SH) pelas células que morrem, contribui para o aumento da radiosensibilidade das células sobreviventes, uma vez que tais compostos são importantes radiosensibilizadores endógenos.
D
as células sobreviventes ficam expostas a radicais livres radioinduzidos, o que colabora para o aumento da radiosensilibidade das mesmas.
E
ocorre ativação das enzimas telomerases e caspases das células tumorais sobreviventes, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
Homem de 50 anos com quadro de pirose retroesternal e regurgitação leve há 10 anos, com períodos de sintomatologia irregulares e uso intermitente de IBP. Há um ano houve agravamento do quadro clínico, com episódios de odinofagia e piora da pirose retroesternal. Na endoscopia EED de um mês, verificou-se: hérnia hiatal de 3 cm com erosões esparsas no terço distal do esôfago e Barrett de 2 cm; BEG, corado, IMC - 25 e sem comorbidades. Conduta:
Em qual dos tumores hepáticos abaixo relacionados, a conduta é cirúrgica?
Dos tumores pancreáticos, qual o que apresenta menor potencial de malignização?
Uma paciente de 74 anos foi admitida no setor de urgência de um hospital com dores de forte intensidade em região de coluna lombar, após ter caído sentada, da própria altura. O RX da coluna vertebral mostra rarefação óssea e em região de lombar, L4-L5, apresenta achatamento dessas vértebras. Menopausada aos 38 anos de idade, possui um IMC "menor que" 18 Kg/m². Nega outras doenças. Nesse caso, além da fratura em vértebras lombares, podemos afirmar que:
Compartilhar