Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,

A
as células tumorais se redistribuem pelo ciclo celular e a cada dia consegue-se tratar determinada quantidade de células nas fases mais radiosensíveis. Além disto com a morte de certa quantidade de células dia por dia, mais oxigênio fica disponível para as células hipóxicas sobreviventes, o que aumenta a radisensibilidade das mesmas.
B
ocorre, polimerização dos microtúbulos das células tumorais, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
C
as células tumorais se redistribuem nas fases mais sensíveis do ciclo celular. Além disto, a liberação de compostos sulfidrilas (SH) pelas células que morrem, contribui para o aumento da radiosensibilidade das células sobreviventes, uma vez que tais compostos são importantes radiosensibilizadores endógenos.
D
as células sobreviventes ficam expostas a radicais livres radioinduzidos, o que colabora para o aumento da radiosensilibidade das mesmas.
E
ocorre ativação das enzimas telomerases e caspases das células tumorais sobreviventes, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
São sinais fundoscópicos de hipertensão intracraniana, EXCETO:
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
Recém-nascido a termo, sexo masculino, é encaminhado ao hospital para avaliação de hidronefrose unilateral diagnosticada por ultrassonografia realizada durante exame pré-natal. Novo estudo ultrassonográfico confirma a hidronefrose, sugerindo estenose da junção uretero-piélica. Foi solicitada cintilografia renal. A alternativa correta quanto à avaliação da hidronefrose neonatal:
Sobre as manifestações retinianas das doenças sistêmicas, assinale aquela que NÃO se correlaciona corretamente com a etiologia apresentada ao lado:
Compartilhar