Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,

A
as células tumorais se redistribuem pelo ciclo celular e a cada dia consegue-se tratar determinada quantidade de células nas fases mais radiosensíveis. Além disto com a morte de certa quantidade de células dia por dia, mais oxigênio fica disponível para as células hipóxicas sobreviventes, o que aumenta a radisensibilidade das mesmas.
B
ocorre, polimerização dos microtúbulos das células tumorais, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
C
as células tumorais se redistribuem nas fases mais sensíveis do ciclo celular. Além disto, a liberação de compostos sulfidrilas (SH) pelas células que morrem, contribui para o aumento da radiosensibilidade das células sobreviventes, uma vez que tais compostos são importantes radiosensibilizadores endógenos.
D
as células sobreviventes ficam expostas a radicais livres radioinduzidos, o que colabora para o aumento da radiosensilibidade das mesmas.
E
ocorre ativação das enzimas telomerases e caspases das células tumorais sobreviventes, o que contribui para o aumento da radiosensibilidade das mesmas.
Sobre a nefrolitíase, julgue as alternativas a seguir: I - O cálculo de oxalato de cálcio é o tipo mais comum de cálculo renal, isolado ou associado a fosfato. II - O cálculo de ácido úrico está associado a pouca ingesta de água e a pH urinário básico. III - O cálculo composto de estruvita (fosfato amoníaco magnesiano) está relacionado à infecção urinária por germes produtores de urease, principalmente <i>Proteus mirabilis</i> e <i>Klebsiella</i>.
O Tumor de Wilms é uma neoplasia renal embrionária consistindo em blastema metanefrético na maioria dos casos. Sobre este assunto, marque a opção INCORRETA.
A transposição de grandes artérias é uma cardiopatia congênita dependente de canal arterial, que se não diagnosticada precocemente pode levar o recém-nascido ao óbito. Qual é a cirurgia corretiva para essa cardiopatia?
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Compartilhar