Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Cliente de 31 anos, menarca aos 14 anos, ciclos menstruais regulares com fluxo de 4 dias, início de atividade sexual aos 18 anos. Teve 5 parceiros. Atualmente com parceiro fixo há cerca de 2 anos. Usa condom como método contraceptivo. Recebe exame citopatológico do colo uterino com o seguinte resultado: amostra satisfatória, presença de células endocervicais, intermediárias, superficiais e metaplasia imatura. Diante do resultado, assinale a conduta adequada.

Dados os itens sobre fatores de risco para o câncer de próstata, I. Negros e idade avançada. II. Prostatite de repetição e vitamina A. III. Idade avançada e uso de finasterida. verifica-se que está(ão) correto(s)
Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:
Uma mulher com 43 anos de idade foi encaminhada ao ambulatório de especialidades pelo médico de família que a acompanha na Unidade Básica de Saúde. Consta, na guia de referência, que a paciente vem apresentando episódios de nefrolitíase de repetição. Na primeira e na segunda crise, foi diagnosticada, por meio de ultrassonografia das vias urinárias, a presença de cálculos na pelve direita, que mediam, respectivamente, 1 mm e 2 mm, e que foram expelidos. O último episódio (terceiro) aconteceu há cerca de 15 dias, sem que houvesse resolução espontânea do quadro nem alívio dos sintomas. O médico especialista que atendeu a paciente solicitou urotomografia, cujo resultado demonstrou a presença de cálculo renal direito, medindo 4 mm. Os exames solicitados mostraram: sódio = 137 mEq/L (valor de referência = 132 a 146 mEq/L); potássio = 3,8 mEq/L (valor de referência = 3,5 a 5,5 mEq/L); cálcio total = 12,4 mg/dL (valor de referência = 8,3 a 10,6 mg/dL); ácido úrico = 3,4 mg/dL (valor de referência = 2,6 a 6,0 mg/dL); creatinina = 0,8 mg/dL (valor de referência = 0,53 a 1,0 mg/dL). Diante do quadro clínico descrito acima, a conduta adequada é
No tratamento de fraturas transtrocanterianas do fêmur, cominutas e decorrentes de traumas de grande energia, além das radiografias nas incidências frente e perfil, deverá(ão) ser realizada(s):
Compartilhar