Questões na prática

Otorrinolaringologia

Com o maior controle locorregional do carcinoma epidermoide das vias aero-digestivas superiores, o surgimento de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos doentes. Com relação a esse tópico, é INCORRETO afirmar:

A
A continuidade do tabagismo e do etilismo após o tratamento é um fator de risco.
B
O efeito sinérgico dos fatores carcinogênicos favorece a “cancerização em campo”.
C
Os tumores primários de laringe não estão associados com segundo primário em pulmão.
D
A pan-endoscopia periódica encontra poucos achados positivos e seu custo-benefício é questionável.
Você está atendendo em um pronto-socorro e dá entrada um paciente de 2 anos, em coma com sinais de hipoventilação por intoxicação exógena provocada por diazepam. Responda, qual o antagonista para ser usada nesta situação?
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico. A clínica inclui, em mais de 90% dos casos, sintomas de origem neurais. Quando do exame físico realizam-se manobras clínicas provocativas para avaliação destes pacientes. O teste que provoca uma compressão das estruturas neurovasculares na região subcoracoide pelo tendão do peitoral, pela cabeça do úmero ou pelo processo coracoide é conhecido como teste de:
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Compartilhar