Questões na prática

Cirurgia

Psiquiatria

Com o objetivo de triar indivíduos que possam ter problemas relacionados ao consumo de álcool, vários instrumentos foram desenvolvidos. Um dos mais utilizados, validado no Brasil, utiliza 4 perguntas: duas ou mais respostas positivas indicam uso abusivo de álcool. Qual das perguntas abaixo não faz parte desse instrumento?

A
O Sr. sente-se culpado/chateado consigo mesmo pela maneira como costuma beber?
B
O Sr. costuma beber mais de 4 vezes por semana?
C
O Sr. costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou ressaca?
D
Alguma vez o Sr. sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber?
E
As pessoas o aborrecem porque criticam seu modo de beber?
Sobre Convulsão Febril (CF) são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CFs quanto para o desenvolvimento de epilepsia; ( ) Para a maioria dos pacientes o tratamento profilático é dispensável; ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia; ( ) As CFs podem preceder síndromes epilépticas; ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 4 meses iniciou quadro de cianose labial e de extremidades que piora com o choro e durante as mamadas. Exame físico: eutrófico, eupneico, precórdio calmo, sopro rude em borda esternal esquerda. Rx tórax com área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado, hipofluxo pulmonar e ausência de infiltrado pulmonar. Nesse caso, a cardiopatia MAIS provável é:
Um recém-nascido de 42 semanas gestacionais, peso ao nascer de 4 kg, pele enrugada e descamada, com história de presença de líquido aspecto meconial no parto, apresentou taquipneia e gemência nas primeiras horas após o nascimento, que piorou nas próximas 24h. Evoluiu com reflexos neurológicos alterados e crises convulsivas. Apresentou cianose central com necessidade de suporte ventilatório. Sobre a fisiopatologia deste quadro, assinale a alternativa INCORRETA:
Na classificação CEAP da insuficiência venosa crônica, o estágio C4 corresponde ao aparecimento, no quadro clínico, de:
Compartilhar