Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com referência ao caso clínico de um paciente com obstrução mecânica do intestino delgado, assinale a opção incorreta.

A
Esse paciente deve ser portador de uma hérnia, que é a causa mais comum de obstrução mecânica do intestino delgado.
B
Esse paciente deverá ser submetido à hidratação com cristaloides e passagem de sonda nasográstrica.
C
Radiografias de abdome com esse paciente na posição ortostática podem evidenciar vários níveis hidroaéreos.
D
Caso esse paciente apresente febre, uma possível causa será o estrangulamento de alça.
E
O exame do abdome desse paciente pode demonstrar borborigmos.
Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.
Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.
Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação? Dez dias após o acidente, o paciente encontra-se com anemia grave e com descompensação cardíaca. O médico assistente decide corrigir a anemia. Qual ou quais os componentes sanguíneos são indicados?
Compartilhar