Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação a acalasia é correto afirmar:

A
É uma patologia na qual o esfíncter esofágico inferior não se relaxa durante a deglutição.
B
Estudos não mostram lesão da rede neural do plexo mioentérico nos dois terços inferiores.
C
A musculatura do esôfago inferior não se mantém espasticamente contraída.
D
Não leva a dilatação esofágica.
E
Não ocorre úlcera de mucosa esofágica devido a retenção prolongada de resíduos alimentares.
Mulher de 45 anos, candidata à cirurgia estética, procura seu consultório para avaliação clínica pré-operatória. Traz consigo coagulograma, que não revela alteração, exceto por tempo de sangramento prolongado, com contagem normal de plaquetas. As seguintes condições devem ser consideradas, EXCETO:
Os procedimentos transluminais percutâneos estão cada vez mais populares entre pacientes e médicos para tratamento da doença isquêmica do miocárdio. Entretanto, as cirurgias abertas de revascularização têm resultados superiores aos procedimentos percutâneos em lesões obstrutivas de:
Homem de 40 anos com queixa de pirose traz uma endoscopia que revelou esôfago de Barrett longo. O exame histopatológico confirma esôfago de Barrett sem displasia. A melhor conduta a seguir é:
Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:
Compartilhar