Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à adaptação tardia após a ressecção ileal, podemos afirmar, EXCETO:

A
A adaptação do intestino é melhor após ressecções no intestino proximal do que do distal.
B
A presença de nutrientes intra-luminal exerce efeito direto na mucusa intestinal, prejudicando o trofismo normal do intestino delgado e uma melhor adaptação.
C
As crianças têm melhor prognóstico em ressecções intestinais do que os mais idosos.
D
A glutamina, a secreção biliar e a pancreática são fatores estimulantes à adaptação intestinal.
Atualmente, a denominação de úlcera de Marjolin é usada quando neoplasias malignas se desenvolvem sobre úlceras, fístulas e cicatrizes de diversas etiologias e é caracterizada anatomopatologicamente como:
Com relação ao aleitamento materno e à infecção na nutriz, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente de 48 anos, masculino, com história de abuso de cocaína (crack) foi trazido ao Pronto-Socorro (PS) por quadro de agitação e agressividade com início há 5 dias. Necessitou, ao chegar, de contenção física e medicamentosa (Haloperidol 5 mg 1 amp IM + Midazolam 15 mg 1 amp IM) repetidas vezes, o que se repetiu até o dia seguinte. Familiares relatam que o paciente iniciou o quadro com falta de sono, passando a noite ao telefone e se apresentava sexualmente desinibido. Após 48 horas de permanência no PS aguardando vaga para internação psiquiátrica, começou a apresentar acentuação da confusão mental, períodos de sudorese franca, taquicardia, pressão arterial instável e rigidez muscular intensa e persistente. Com 72 horas de evolução apresentava grave hipertermia (T = 40,3°C) e piora ainda maior da confusão mental com períodos de mutismo. Foram solicitados exames, sendo os principais resultados hemograma com leucocitose (Leuc = 20000) sem desvio à esquerda, TSH = 0,5; T4 Livre = 1,2; CPK = 5639, hipernatremia, creatinina = 1,6 e densidade urinária elevada (1030). Foi realizada punção liquórica, com exames normais. O plantonista solicitou transferência para a UTI. Assinale abaixo a hipótese que melhor explica a evolução clínica apresentada:
Paciente encaminhado da unidade básica de saúde para oftalmologista, com quadro de conjuntivite há 3 dias e com piora da hiperemia ocular após uso de corticoide tópico. Ao exame oftalmológico: blefaroconjuntivite folicular unilateral e lesão com padrão dendrítico de ulceração do epitélio da córnea, após coloração com colírio de fluoresceína. Assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, o agente mais provável:
Compartilhar