Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à adaptação tardia após a ressecção ileal, podemos afirmar, EXCETO:

A
A adaptação do intestino é melhor após ressecções no intestino proximal do que do distal.
B
A presença de nutrientes intra-luminal exerce efeito direto na mucusa intestinal, prejudicando o trofismo normal do intestino delgado e uma melhor adaptação.
C
As crianças têm melhor prognóstico em ressecções intestinais do que os mais idosos.
D
A glutamina, a secreção biliar e a pancreática são fatores estimulantes à adaptação intestinal.
Paciente de 70 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:
A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:
Sobre o trauma esplênico podemos afirmar que uma lesão subcapsular em 10-50% da área superficial classifica-se em:
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação? Dez dias após o acidente, o paciente encontra-se com anemia grave e com descompensação cardíaca. O médico assistente decide corrigir a anemia. Qual ou quais os componentes sanguíneos são indicados?
Compartilhar