Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Com relação à anemia com macrocitose, considere as assertivas a seguir. I. O álcool pode causar macrocitose por dano direto no precursor eritroide. II. A deficiência de vitamina B12 pode causar alteração/defeito de tubo neural. III. A deficiência de ácido fólico pode causar sintomas neurológicos por desmielinização. Marque a opção correta.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o manejo da diarreia aguda na infância:
O diagnóstico de alergia respiratória é feito normalmente através de:
Criança de 8 meses de idade, em tratamento com dose alta de ranitidina por doença do refluxo gastroesofágico, vinha apresentando vômitos de repetição e baixo ganho ponderal. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Mulher previamente saudável, 36 anos, procura atendimento médico devido a dispneia de inicio recente, ortopneia e edema periférico. Estes sintomas começaram três semanas após o parto de seu 2º filho. Ao exame físico: taquipneica, acianótica, PA de 100/70 mmHg, FC de 120bpm, estertores em ambas as bases pulmonares. À ausculta cardíaca apresentava galope de B3, Hepatomegalia 4cm do RCD na LHC. O ecocardiograma mostrou aumento das quatro cavidades com disfunção sistólica importante de ventrículos esquerdo e direito (trouxe ecocardiograma realizado antes gestação que era normal). Todas as afirmações abaixo sobre o quadro da paciente são verdadeiras exceto:
Compartilhar