Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Com relação à assistência ao trabalho de parto, assinale a CORRETA:

A
Controle de sinais vitais maternos no momento da admissão e a cada 120 minutos.
B
No segundo período deve-se auscultar BCF (batimentos cardíacos fetais) a cada 15 minutos durante o período expulsivo, imediatamente antes, durante e após a contração uterina.
C
A assistência ao terceiro período, o manejo ativo, consiste no emprego de ocitócitos após o desprendimento dos ombros, combinado com a tração controlada do cordão umbilical.
D
Na assistência ao quarto período, deve-se observar sinais vitais e sangramento. Se sangramento excessivo por hipotonia uterina, realizar massagem uterina e infusão de 100 a 150 U de ocitocina em 1000 ml de solução glicosada a 40 gts/min.
E
Partograma: utilizar somente para acompanhamento de pacientes em trabalho de parto prematuro. Registrar a curva de dilatação cervical com “X” e a curva de descida da cabeça fetal com “O”.
A sarcoidose é uma doença sistêmica de etiologia desconhecida. Com respeito à sarcoidose, verifica-se que:
Das afirmações abaixo podemos dizer que está ERRADA qual alternativa ?
Recém-nascido foi convocado ao serviço médico por apresentar teste do pezinho alterado. O exame mostra TSH = 30 im/ml. Qual a conduta indicada?
Adolescente de 16 anos com queixa de menstruação abundante há 2 semanas, nega início da atividade sexual. Quais diagnósticos devem ser considerados e respectivos exames devem ser solicitados: I - Hemorragia relacionada à gravidez - Beta HCG sérico. II - Anovulação - Ecografia pélvica seriada para diagnóstico da ovulação. III - Púrpura trombocitopênica ou outras anormalidades da coagulação - Hemograma completo com contagem de plaquetas. IV - Doenças sexualmente transmissíveis - Anti-HIV e Imunofluorescência para Clamídia trachomatis.
Compartilhar