Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Com relação à assistência ao trabalho de parto, assinale a CORRETA:

A
Controle de sinais vitais maternos no momento da admissão e a cada 120 minutos.
B
No segundo período deve-se auscultar BCF (batimentos cardíacos fetais) a cada 15 minutos durante o período expulsivo, imediatamente antes, durante e após a contração uterina.
C
A assistência ao terceiro período, o manejo ativo, consiste no emprego de ocitócitos após o desprendimento dos ombros, combinado com a tração controlada do cordão umbilical.
D
Na assistência ao quarto período, deve-se observar sinais vitais e sangramento. Se sangramento excessivo por hipotonia uterina, realizar massagem uterina e infusão de 100 a 150 U de ocitocina em 1000 ml de solução glicosada a 40 gts/min.
E
Partograma: utilizar somente para acompanhamento de pacientes em trabalho de parto prematuro. Registrar a curva de dilatação cervical com “X” e a curva de descida da cabeça fetal com “O”.
Tânia, 16 anos, dá a luz a uma criança a termo de 3.350g. Iniciou sua vida sexual há2 anos. Colhidos exames, VDRL materno 1/8 e FTA-abs reagente, VDRL da criança ¼ e FTA-abs reagente. Mãe negava qualquer tratamento. A conduta mais correta é?
Um neonato masculino de 4,350g não apresentou qualquer problema na sala de parto-apresentou Apgar de 7 no 1º minuto e de 9 no 5º minuto. Tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da última menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 38 semanas. A mãe refere bolsa rota 24 horas antes do parto. Com 4 horas de nascido, apresentou cianose e tremores, generalizados. A causa mais provável é:
São fatores de risco para otite média aguda:
Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:
Compartilhar