Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à cefaleia na sala de emergência, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Pode ser primária ou secundária, sendo necessário exame complementar para classificá-la. ( ) As cefaleias mais frequentes na emergência são as do tipo migrânea e tensional, que podem receber o mesmo tratamento agudamente. ( ) Se acompanhadas de sinais autonômicos, frequentemente são secundárias. ( ) Se associada à náuseas e vômitos, deve ser investigada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – V.
B
F – V – F – F.
C
F – V – V – V.
D
F – F – F – F.
E
F – F – V – F.
Sobre parafimose no lactente, assinale a assertiva incorreta.
Em relação aos divertículos do esôfago podemos afirmar que: I- O divertículo de Zenker pode ser tratado por cirurgia ou via endoscópica; II- Os divertículos de esôfago médio são os mais comuns e estão associados à acalasia esofágica; III- Os divertículos epifrênicos são de pulsão ou falsos e frequentemente associados à disfunção motora do esôfago
Qual dos seguintes achados na história e exame físico da criança portadora de constipação intestinal NÃO é sugestivo de doença de Hirschsprung?
Pac. sexo masculino. 26 anos, iniciou quadro de dor epigástrica e retroesternal, seguidos de vômitos com raios de sangue com evolução de 12h. Refere ingestão abusiva de álcool na noite anterior. Nega episódios semelhantes anteriormente e se apresenta hemodinamicamente estável. Qual a hipóstese diagnóstica?
Compartilhar