Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à cefaleia na sala de emergência, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Pode ser primária ou secundária, sendo necessário exame complementar para classificá-la. ( ) As cefaleias mais frequentes na emergência são as do tipo migrânea e tensional, que podem receber o mesmo tratamento agudamente. ( ) Se acompanhadas de sinais autonômicos, frequentemente são secundárias. ( ) Se associada à náuseas e vômitos, deve ser investigada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – V.
B
F – V – F – F.
C
F – V – V – V.
D
F – F – F – F.
E
F – F – V – F.
Sobre icterícia obstrutiva é incorreto afirmar:
Sobre a fístula anal é correto afirmar:
Lactente de um ano e cinco meses é levado ao pediatra por rouquidão e estridor de início súbito após refeição há aproximadamente três horas. Exame físico: bom estado geral, estridor respiratório, choro rouco, ausência de esforço respiratório e ausculta respiratória normal. A conduta imediata indicada é:
Muher, jovem, casada, desempregada, procura atendimento com relato de episódios de curta duração de palpitação, sudorese, tremores, dor torácica e sensação de opressão há 6 meses, numa frequência de 1 episódio por semana. Está preocupada, pois tem ficado com medo de morrer. Evita sair de causa por causa dessas crises, o que a dificulta procurar um emprego. Nega tristeza. Nega outras preocupações. Nega história de doenças crônicas. Nega uso regular de medicações. Nega uso de álcool, drogas ilícitas e tabaco. Exame físico sem alterações significativas. A conduta adequada para esse paciente é:
Compartilhar