Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à cefaleia na sala de emergência, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Pode ser primária ou secundária, sendo necessário exame complementar para classificá-la. ( ) As cefaleias mais frequentes na emergência são as do tipo migrânea e tensional, que podem receber o mesmo tratamento agudamente. ( ) Se acompanhadas de sinais autonômicos, frequentemente são secundárias. ( ) Se associada à náuseas e vômitos, deve ser investigada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – V.
B
F – V – F – F.
C
F – V – V – V.
D
F – F – F – F.
E
F – F – V – F.
O mecanismo pelo qual os Anti-inflamatórios Não Hormonais (AINH) podem levar à Insuficiência Renal (IR) é:
Recém-nascido com 14 dias de vida apresenta secreção ocular unilateral não purulenta, de início há sete dias. Parto vaginal, a termo, mãe realizou duas consultas no pré-natal e vinha apresentando disúria e secreção vaginal mucoide durante o último mês. Qual a hipótese diagnóstica mais provável da etiologia desta conjuntivite?
Roberto sofreu acidente por escaldamento, com queimaduras em MSE, MIF, região anterior do tronco e face. Assim:
Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?
Compartilhar