Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação a DENGUE podemos afirmar que:

A
A hipoalbuminemia é causada por doença hepática
B
O aumento repentino do hematócrito pode mostrar sua gravidade
C
Sempre deve- se repor albumina
D
A hemorragia é a principal causa de morte
E
É causada por arbovírus, sendo que o período de maior viremia ocorre após uma semana
Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. No planejamento com estes adolescentes você recomenda, como método prioritário, o uso de:
Maria, 35 anos, gesta III/II, II partos normais, foi trazida pelos vizinhos para maternidade apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Ao examinar a paciente você verificou pressão arterial de 180x120 mmHg, edema de membros inferiores, fundo uterino de 36 cm, BCF 120 bpm, colo posterior e fechado. Um vizinho informa que a mesma não faz pré-natal e faz uso irregular de medicação anti-hipertensiva. A conduta adequada para Maria, neste momento, é:
Ângela tem 42 anos e é casada com Cláudio há onze anos. Nos últimos meses Cláudio vem notando alterações no comportamento da esposa tais como irritabilidade, choro fácil, sudorese nas mãos, emagrecimento, apesar de não ter percebido diminuição no apetite ou na quantidade de alimentação. Ângela reclama ainda de sentir muito calor e de estar apresentando palpitações frequentes. Após análise dos dados explicitados por Ângela e Cláudio, a principal suspeita diagnóstica é:
Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:
Compartilhar