Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à doença diverticular dos cólons, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Os divertículos são incomuns antes dos 40 anos de idade.
B
A prevalência é maior em países subdesenvolvidos.
C
A maioria são pseudo-divertículos.
D
A maioria dos pacientes é assintomática.
E
Existe espessamento característico da camada muscular do intestino grosso.
Indivíduo com genitália ambígua, apresenta hérnia inguinal com palpação de tumoração fibroelástica, móvel, junto ao anel herniário. É mais provável tratar-se de:
Paciente de 28 anos, sexo masculino, procura assistência médica devido à asma. Refere a necessidade de utilizar o medicamento fenoterol via inalatória 3 vezes por semana. Qual dos medicamentos abaixo está recomendado como primeira escolha para o tratamento desse paciente?
Paciente com 67 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido a dor e rigidez na musculatura da cintura escapular e pélvica de início há 30 dias, após o falecimento do marido. Nega sintomas relacionados ao aparelho cardíaco, pulmonar, urinário e gastrointestinal. Exames laboratoriais com discreta anemia normocítica normocrômica, VHS 98 mm, proteína C reativa ultrassensível 45,1 mg/L. Qual o provável diagnóstico dessa paciente?
Você é o médico que está avaliando uma criança no pronto atendimento. A criança tem 10 meses de idade e diagnóstico clínico e radiológico de pneumonia adquirida na comunidade, de provável etiologia bacteriana. Em qual das situações abaixo você poderia optar corretamente por tratar ambulatorialmente essa criança sem interná-la?
Compartilhar