Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à doença do refluxo gastroesofágico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Para a definição histológica da presença de displasia em portadores de esôfago de Barret, é necessário o tratamento com inibidor de bomba de prótons em altas doses antes da biópsia.
B
O diagnóstico histológico de displasia de alto grau deve ser realizado por dois patologistas experientes em doenças gastrointestinais.
C
Os casos diagnosticados como “indefinidos para a presença de displasia”, com o mesmo diagnóstico após um curso de tratamento agressivo com inibidores de bomba de prótons por três meses, devem ser considerados como portadores de displasia de alto grau.
D
O esôfago de Barret pode ser definido como um segmento de metaplasia intestinal endoscopicamente visível, de qualquer dimensão.
E
A presença de refluxo biliar é um forte preditor para o desenvolvimento de esôfago de Barret.
No Brasil, os trabalhos têm mostrado que o principal agente responsável pelos casos de Endocardite Infecciosa é:
Para um homem idoso, com um infarto do miocárdio pregresso, foi indicado o uso de ácido acetilsalicílico para prevenção secundária de novas síndromes coronarianas. Dentre as seguintes, a dose diária que melhor une as características de prevenção e menor custo é:
Homem de 24 anos, chega ao pronto-socorro após acidente automobilístico apresentando politraumatismos com diversos ferimentos de risco para tétano. Tem esquema de vacinação atualizado, sendo que há dois anos fez o reforço de toxoide tetânico. Como profilaxia do tétano, a melhor conduta é:
Uma pessoa de 32 anos que viaja pela América do sul várias vezes ao ano, por necessidade profissional, consulta o médico quanto à vacinação contra febre amarela. Diz que a última vez que tomou a vacina foi em agosto de 2000. A melhor recomendação é:
Compartilhar