Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à doença do refluxo gastroesofágico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Para a definição histológica da presença de displasia em portadores de esôfago de Barret, é necessário o tratamento com inibidor de bomba de prótons em altas doses antes da biópsia.
B
O diagnóstico histológico de displasia de alto grau deve ser realizado por dois patologistas experientes em doenças gastrointestinais.
C
Os casos diagnosticados como “indefinidos para a presença de displasia”, com o mesmo diagnóstico após um curso de tratamento agressivo com inibidores de bomba de prótons por três meses, devem ser considerados como portadores de displasia de alto grau.
D
O esôfago de Barret pode ser definido como um segmento de metaplasia intestinal endoscopicamente visível, de qualquer dimensão.
E
A presença de refluxo biliar é um forte preditor para o desenvolvimento de esôfago de Barret.
Com relação às lesões traumáticas do duodeno, assinale a afirmativa correta:
DR, 32 anos, G VI P V C 0 A I, deu entrada na Maternidade em trabalho de parto franco, em período expulsivo, alegando não saber da gravidez. Refere ter utilizado álcool e crack nos últimos meses. Não sabe o nome dos pais de seus filhos mais velhos. RN masculino, nasceu 2 horas após a admissão de sua mãe no hospital, Apgar 7/9, Capurro 36 semanas de Idade Gestacional, Peso de nascimento de 1900g (PIG). Ao exame físico: REG, hidratado, pálido, hipoativo, pouco reativo. Sistema cardiopulmonar sem alterações. Abdomen com hepatoesplenomegalia. Petéquias em dorso. Rinorreia mucopiosanguinolenta. Moro assimétrico, demais reflexos próprios do Rn normais. Diante deste quadro clínico, é correto afirmar que:
Em relação as cardiopatias congênitas, selecione a frase incorreta:
Na cirurgia dos tumores de parede torácica. Assinale a assertativa correta.
Compartilhar