Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à dor abdominal, marque a alternativa INCORRETA:

A
dor que acorda o paciente do seu sono deve ser considerada significante.
B
dor súbita e intensa sugere doença séria, porém doenças sérias podem ocorrer na ausência de início súbito.
C
episódios repetidos da mesma dor geralmente sugerem uma causa com tratamento clínico, com raras exceções, como isquemia mesentérica e colecistite.
D
regra geral: vômito quase sempre precede a dor em causas com tratamento cirúrgico.
homem de 69 anos, hipertenso, diabético e sem antecedentes psiquiátricos, apresenta no segundo dia após internação por broncopneumonia, quadro de inquietação, alucinações visuais, desorientação temporoespacial, discurso incoerente, déficit de memória de fixação e ideação delirante de cunho paranoide. O quadro oscila durante o dia com períodos de normalidade e de piora, geralmente à noite. O diagnóstico é:
Criança de 10 anos de idade apresentou falta de ar, chiado no peito, vômitos e eritema generalizado após ingestão de camarão. Exame físico: PA 70 x 30 mmHg, T 36,8°C, pulsos fracos e perfusão diminuída com rash eritematoso difuso. O diagnóstico e tratamento são:
RN, 4 dias de vida, veio para consulta ambulatorial 48 horas após alta hospitalar para reavaliação. Antecedentes: gestação sem intercorrências, parto normal a termo, Apgar: 8/9, peso: 3100 gramas, apresentou dificuldade para sugar ao seio e perda ponderal de 9% nas primeiras 24 horas. Tipagem sanguínea do recém-nascido: A Rh positivo. A avaliação de bilirrubina total nesta consulta foi de 23 mg/dl com 1 mg/dl de bilirrubina direta. Foi colocado em fototerapia de alta intensidade e o controle após 6 horas mostrou queda dos níveis de bilirrubina total para 19 mg/dl. A CONDUTA É:
Menina, 12 anos, previamente hígida, refere ter percebido que o ombro direito está mais elevado que o esquerdo. Nega menarca. Exame físico: elevação do ombro direito e protuberância na região torácica posterior direita com a flexão do tronco (teste de Adams: +). Radiograma de coluna toracolombar: curva torácica longa com convexidade para a direita de 18º; Radiograma de bacia: graduação de Risser I. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Compartilhar