Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Em relação ao traumatismo vesical não podemos afirmar:
Homem, 60 anos, diabete melito tipo 2, hipertenso de longa duração, fumante com baixa adesão ao tratamento anti-hipertensivo . É atendido na emergência com PA = 250 x 150 mmHg, cefaleia intensa, visão borrada, vômitos e crise convulsiva. Fundo de olho evidencia edema de papila. Em relação ao diagnóstico e conduta, é correto afirmar que se trata de
Os marcadores tumorais CA-125, alfa-feto proteína e gonadotrofina estão habitualmente associados às seguintes neoplasias ovarianas, pela ordem:
A principal etiologia da insuficiência mitral é:
Compartilhar