Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Em relação à insuficiência Renal Aguda NÃO podemos afirmar:
Mulher de 56 anos, queixa-se de dor e inchaço articular há 4 anos, acometendo joelhos, interfalangeanas proximais e metacarpofalangeanas bilateralmente. A dor inicia-se pela manhã, dificultando as atividades diárias, e tem duração de 2 horas. Há 2 meses apresenta falta de ar, indisposição e perda de peso de 5 kg. Exame físico: regular estado geral, afebril, pálida; espessamento e sinais inflamatórios nas articulações metacarpofalangeanas. Exames laboratoriais: hemoglobina 10,0 g/dl, hematócrito 32%, Fator Antinúcleo (FAN) 1:80 e Proteína C Reativa (PCR) 25 mg/L. O diagnóstico mais provável é:
Homem de 50 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica essencial, em uso de enalapril e amlodipina. Apresenta pressão arterial de 160 / 100 mmHg em medidas pressóricas avaliadas em casa e durante o retorno ambulatorial. Assinale a alternativa com a melhor opção terapêutica.
A principal consequência funcional do estrabismo não tratado na criança é a:
Compartilhar