Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Conduta mais apropriada:
Paralisia completa de III nervo craniano acompanhada de cefaleia sugere:
Qual a droga de escolha para tratamento das tromboses venosas profundas?
Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:
Compartilhar