Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Com relação à enxaqueca na infância, assinalar a alternativa incorreta:

A
Náuseas e vômitos são comuns durante as crises
B
A duração das crises é habitualmente menor do que em indivíduos adultos
C
O sono geralmente aborta a crise
D
A aura é frequentemente relatada
Um homem de 55 anos, com insuficiência cardíaca congestiva, vem em tratamento com aspirina, enalapril e furosemida. Durante o acompanhamento, nota-se aumento progressivo das escórias nitrogenadas e hipercalemia. Retirado o enalapril, aos poucos a calemia e a creatinina sérica voltam ao normal. Algumas tentativas de reintroduzir tanto inibidores da enzima conversora de angiotensina quanto antagonistas do receptor da angiotensina levaram novamente aos efeitos citados. Visando a aumentar sua expectativa de vida e prevenir aqueles efeitos colaterais, a combinação de drogas que deve ser usada para substituir o enalapril no tratamento deste paciente é:
Das drogas analgésicas e sedativas, listadas abaixo, quais podem ser úteis no tratamento da asma por ter efeito broncodilatador?
O edema de papila, constatado ao exame do fundo de olho:
Homem, 62 anos, tratou neoplasia de próstata por prostatovesiculectomia radical e linfadenectomia obturadora. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), com invasão bilateral de cápsula e margens cirúrgicas extensamente comprometidas e linfonodos obturadores negativos para neoplasia. PSA zerou no PO, mas tornou-se maior que 0,2ng/mL 18 meses após a cirurgia. Qual a melhor conduta?
Compartilhar