Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Com relação à esclerodermia, assinale a alternativa incorreta.

A
O fenômeno de Raynaud ocorre na grande maioria dos casos.
B
A crise renal esclerodérmica não ocorre na forma limitada da doença.
C
Altos níveis de estresse oxidativo, com consequente efeito fibrogênico, têm sido diretamente implicados na sua fisiopatologia.
D
Hipertensão pulmonar isolada faz parte das manifestações sistêmicas.
E
Antitopoisomerase I, anti-RNA polimerase e anticentrômero são alguns dos anticorpos encontrados.
Você recebe o telefonema de uma mãe cuja filha, de 3 anos de idade, frequenta creche onde ocorreu 1 (um) caso de escarlatina com um colega de sala. A mãe refere que a diretora orientou as mães a procurarem os pediatras de seus filhos. Sabe-se que a criança doente foi afastada e a creche permaneceu aberta. Qual a orientação que você recomenda para sua paciente?
De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.
Beatriz, 12 anos, teve menarca há cerca de 1 ano, com ciclos regulares. Neste ciclo vem apresentando dor pélvica inespecífica. Ao ultrassom, apresenta imagem esférica em topografia anexial direita, bem delimitada e circunscrita, de ecogenicidade heterogênea, com aspecto floculado e áreas hiperrefringentes em seu interior. O mais provável é:
Qual das manifestações abaixo não está relacionada à insuficiência suprarrenal aguda?
Compartilhar