Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à esclerose lateral amiotrófica, é correto afirmar:

A
O risco aumenta em mulheres fumantes e atletas.
B
50% dos casos são hereditários.
C
A forma de início bulbar é a mais frequente.
D
50% dos pacientes vão a óbito após 7 anos de doença.
E
O tratamento medicamentoso pode prolongar a vida em até 5 anos.
Paciente de 55 anos, feminino, relata para o médico da Unidade de Saúde da área de abrangência de sua residência que há mais de 02 meses tem apresentado crises de vertigem rotatória de curta duração e forte intensidade, desencadeados a partir de movimentos rápidos da cabeça. Apresenta receitas do serviço de pronto atendimento com prescrições de bloqueadores de canal de cálcio, antieméticos e ansiolíticos, com a queixa de recorrência das crises mesmo com o uso dos medicamentos. Ao realizar a manobra de Dix-Hallpike (promoção de brusco e rápido movimento de deitar da cabeça), o médico de família estabelece o diagnóstico de:
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Os divertículos do intestino delgado encontrados em laparotomias podem ser congênitos ou adquiridos. O divertículo de Meckel ocorre pela não obliteração do:
A complicação clínica mais comum do divertículo de Meckel é:
Compartilhar