Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:

A
Os surtos são mais frequentes durante a gestação
B
Pode haver leve linfocitose e/ou leve aumento de proteína no líquor
C
No surto, a droga de escolha a ser empregada é o betaferon
D
O uso de corticoide cronicamente diminui a frequência dos surtos
E
Sinal de Lhermitte é a piora dos sintomas com aumento da temperatura corporal
Analise as alternativas abaixo, acerca da síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH). I. São uns dos achados essenciais para o diagnóstico da SIADH; a diminuição da osmolaridade efetiva (< 275 mOsm/Kg de água) e osmolaridade urinária > 100 mOsm/Kg de água durante hipotonicidade. II. Sódio urinário > 40 mmol/L com ingestão de sódio na dieta normal. III. Função tiroidiana e adrenal normais. E responda:
Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). Heloísa está agora com 6 cm de dilatação, colo 100% apagado,apresentação em plano“0” de De Lee, líquido de tinto de mecônio. BCF de 110 bpm e cardiotocografia não reativa. A conduta neste momento é:
Síndrome metabólica que acompanha a obesidade mórbida consiste:
Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é:
Compartilhar