Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Com relação à exposição vertical ao HIV, assinalar a alternativa INCORRETA.

A
A profilaxia para pneumocistose deve ser suspensa no 1º ano de vida se a criança apresentar contagem de linfócitos TCD4 normal.
B
A criança deve receber zidovudina em solução oral até completar 42 dias de vida.
C
A criança deve, preferencialmente, receber a vacina inativada contra poliomielite.
D
A terapia antirretroviral tripla (com inibidor da protease) reduziu para menos de 2% o risco de transmissão para a criança.
E
A partir de 18 meses, a criança com teste sorológico negativo para HIV é considerada não infectada.
Escolar de nove anos é levado ao atendimento médico por apresentar há três semanas, dor em garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratado apenas com antitérmicos. Há uma semana, existe um quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Exames laboratoriais indicam: leucocitose, VSH:50mm, ASO 1250 U todd. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Pré-escolar de três anos é levado ao ambulatório com queixa de dor e edema no joelho direito há dois meses, e no tornozelo esquerdo há três semanas. Nega febre ou outras alterações. O exame complementar indicado nesse caso é:
Na Classificação de Salter-Harris para as lesões que envolvem a fise, a combinação entre lesão fisária e fratura intra-articular, corresponde ao tipo:
Um paciente politraumatizado é admitido com fraturas de fêmur direito e exposta de tíbia esquerda, no setor de urgência, a prioridade inicial neste caso é:
Compartilhar