Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Com relação à febre reumática pode-se afirmar que: (Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000)

A
É causada pela infecção pelo Estreptococo que atinge diretamente as válvulas cardíacas, ocorrendo um processo infeccioso destas.
B
Deve ser tratada com corticosteroides sistêmicos quando há acometimento cardíaco, além da erradicação do estreptococo com penicilina benzatina .
C
A artralgia é considerada critério maior para o diagnóstico da febre reumática.
D
A Coréia de Huntington é manifestação de comprometimento cerebral.
E
A artrite é causada por uma osteocondrite e acomete pequenas articulações, assimétricas.
Constituem indicações para uso de fórceps: I- complicações maternas que indiquem abreviar a expulsão. II- dificuldade de usar prensa abdominal. III- exaustão materna. Qual a alternativa correta?
Escolar de 7 anos apresenta boa evolução clínica durante o tratamento hospitalar de pneumonia comunitária com uso de penicilina cristalina. No quinto dia de tratamento, o antibiograma mostra cepa resistente de pneumococo, pelo disco de oxacilina. Qual a conduta mais adequada nesse caso?
Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida da altura do fundo uterino foi de 24 cm, os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem beta-gonadotrofina coriônica foi de 300.000Ul/ml. A causa provável do sangramento é:
Dos exames abaixo qual não tem necessidade de ser solicitado no pré-natal por falta de estratégia:
Compartilhar