Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Com relação à febre reumática pode-se afirmar que: (Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000)

A
É causada pela infecção pelo Estreptococo que atinge diretamente as válvulas cardíacas, ocorrendo um processo infeccioso destas.
B
Deve ser tratada com corticosteroides sistêmicos quando há acometimento cardíaco, além da erradicação do estreptococo com penicilina benzatina .
C
A artralgia é considerada critério maior para o diagnóstico da febre reumática.
D
A Coréia de Huntington é manifestação de comprometimento cerebral.
E
A artrite é causada por uma osteocondrite e acomete pequenas articulações, assimétricas.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item: Infertilidade conjugal é a ausência de concepção após um ano de coitos regulares e desprotegidos, e denomina-se primária na ausência de gestação prévia e secundária quando há antecedentes de gestação, mesmo que esta não tenha evoluído até o termo.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. A anticoncepção de emergência pode prevenir gestações indesejadas e aborto clandestino. Entretanto, não deve ser utilizada como método contraceptivo habitual porque, em caso de implantação ovular, pode interromper uma gestação em curso.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não diferencia o rastreamento e o diagnóstico do diabetes durante a gestação ou fora dela. Recomenda-se o teste oral de tolerância à glicose com sobrecarga de 5 g como único teste, entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. O diagnóstico de diabetes gestacional é confirmado quando a glicemia de jejum for igual ou superior a 126 mg/dL ou a glicemia de duas horas for igual ou superior a 200 mg/dL.
Compartilhar