Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Com relação à fibrilação atrial, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Devido à ação inotrópica negativa dos betabloqueadores, eles devem ser evitados nos pacientes com fibrilação atrial.
B
Hipertireoidismo e intoxicação alcoólica aguda são causas bem definidas de fibrilação atrial.
C
Idade superior a 75 anos é um fator de risco para a ocorrência de AVC no paciente portador de fibrilação atrial.
D
Os bloqueadores do canal de cálcio verapamil e diltiazem podem ser utilizados para o controle da frequência cardíaca nos pacientes com fibrilação atrial.
E
A incidência da fibrilação atrial aumenta com a idade.
Julgue o item, relativo a ética médica. No Brasil, o aborto voluntário ou provocado é considerado ato criminoso. Porém, em situações como a inexistência de outro meio de salvar a vida da gestante, a gravidez resultante de estupro ou a existência de malformações fetais incompatíveis com a vida, desde que confirmadas por exame ecográfico seriado, o procedimento pode ser considerado legal e não depende de ação judicial.
Sobre as glomerulonefrites na infância, é CORRETO afirmar:
Em relação ao câncer gástrico qual afirmativa é verdadeira?
Homem de 77 anos chega ao pronto-socorro com dor e distensão abdominal há 3 dias e vômitos há um dia. Exame físico: desidratado, descorado, eupneico, afebril, pulmões livres, abdome distendido, com dor a palpação profunda difusamente, sem descompressão brusca dolorosa, ruídos hidroaéreos aumentados. Toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. RX de abdome: grande distensão de cólon. Hemograma: 15.000 leucócitos e 5% de bastonetes. A conduta é:
Compartilhar