Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação a gastrina, podemos afirmar, exceto:

A
A gastrina é um hormônio secretado pelas células G localizadas nas glândulas pilóricas no estômago distal
B
A gastrina é um peptídeo secretado em duas formas; grande, chamada G-34 e menos chamada G-17
C
A G-17 é a mais abundante na secreção de gastrina
D
Alimentos protéticos estimulam a secreção de gastrina
E
Na síndrome de Zollinger-Ellison encontramos hipogastriemia
O prolapso é o deslocamento para a região caudal, anterior ou posterior, de um dos órgãos pélvicos em relação à sua localização normal. No prolapso genital feminino:
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
As medicações abaixo são causas de hipercalemia por diminuição do hormônio aldosterona, EXCETO:
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
Compartilhar