Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Nefrologia

Com relação a GNDA na infância, é correto afirmar que:

A
Complemento sérico baixo nas primeiras semanas confirma o diagnóstico de GNDA.
B
Há necessidade de profilaxia antibiótica para evitar novos surtos como na febre reumática.
C
Proteinúria acontece sempre em níveis nefróticos.
D
Não é necessária a restrição hídrica para a resolução do edema.
E
Hematúria macroscópica por mais de duas semanas é indicativa de biópsia renal.
Em relação às traqueostomias e cânulas traqueais, podemos afirmar:I. A cricotireoidostomia é a maneira mais fácil e efetiva de acesso ao conjunto laringotraqueal, principalmente em resgate pré-hospitalar.II. A cricotireoidostomia apresenta mínimo risco de estenose infraglótica em crianças.III. As intubações prolongadas em UTI são as principais indicações de traqueostomias.IV. As cânulas com balão devem ser evitadas em pacientes com hemorragia e risco de aspiração.V. Cânula com balão de baixa pressão e alto volume reduz o risco de estenose infraglótica.
Quais os sinais mais frequentes de meningites no período neonatal ?
Uma pediatra está atendendo em um posto de saúde. Em qual das situações abaixo está contraindicado o uso de vacina com vírus vivo atenuado?
Uma mulher de 46 anos, casada, costureira, faz uso de diazepam (20 mg/dia), diariamente, há 15 anos. A medicação foi prescrita no início em unidades de emergência e desde então vem sendo utilizada pela paciente. A paciente não apresenta sinais e sintomas condizentes com transtornos de ansiedade, mas refere não conseguir dormir sem o uso da medicação. Ao consultar sua Médica de Família e Comunidade (MFC), ambas decidem pela retirada da medicação. Qual deve ser a proposta terapêutica?
Compartilhar