Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação à hemorragia subaracnoidea analise as afirmativas abaixo e identifique qual não é verdadeira:

A
O declínio da hipertensão arterial sistêmica na população se acompanhou de marcada queda na incidência da hemorragia subaracnoidea.
B
Os fatores de risco incluem: tabagismo, abuso de álcool, drogas ilícitas, entre outros.
C
A principal causa dessa hemorragia é: ruptura de aneurismas saculares (congênitos).
D
O sintoma clássico é uma cefaleia intensa, de aparecimento súbito em geral descrita como “a pior dor de cabeça da minha vida”.
E
A angiografia cerebral continua a ser o estudo definitivo para fechar o diagnóstico de hemorragia subaracnoidea.
O mecanismo fisiopatológico mais importante da doença do refluxo gastroesofágico é:
Anemia hemolítica microangiopática, insuficiência renal e trombocitopenia são características da:
Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123 bpm, PA=70/40 mmHg. O diagnóstico provável em relação ao caso é:
Criança de quatro anos de idade com queixa de febre alta (39,8ºC) há mais de sete dias inicia edema de dorso de mãos e pés e “rash” cutâneo há um dia. Apresenta congestão conjuntival, língua em framboesa e exantema difuso em mucosa oral e faríngea. Hemograma apresenta leucocitose com desvio nuclear à esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar