Com relação à hepatite B, qual das afirmativas abaixo se encontra incorreta?
A
Seu agente causador é um vírus ADN, diferente da hepatite A que é ARN
B
Na maioria dos casos de hepatite B aguda, a infecção é autolimitada e seguida de imunidade, e apenas raramente leva à hepatopatia crônica
C
Após a fase aguda da doença pode haver um período entre o desaparecimento do HBsAg e o aparecimento do Anti-HBs (“janela imunológica”), em que o único marcador presente é o Anti-HBc
D
Casos de Anti-HBsAg e Anti-HBeAg positivos tendem evoluir para cronicidade
E
Manifestações extra-hepáticas, como glomerulonefrite e vasculite podem ocorrer sem hepatopatia aparente
Outras questões
Em um paciente portador de carcinoma epidermoide localizado ________ é indicado o esvaziamento cervical ______________:
Paciente de 48 anos de idade o procura no consultório por preocupação com seu risco de neoplasia. Relata que teve um tio que apresentou neoplasia do esôfago, uma tia com neoplasia do pâncreas e de mama. Nega sintomas ou uso de medicações. História de úlcera gástrica tratada. Relata etilismo esporádico, de até 2 drinques/dia. Tabagista 20 anos-maço. Na intenção de redução do risco do paciente, qual das orientações abaixo deve ser feita?
Paciente de 48 anos de idade dá entrada no pronto socorro por 24 horas de evolução de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas. Hipertenso, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame apresenta FC 110, FR 28, T 37, 7C, PA 100/64mmHg, abdome plano, flácido, com dor a palpação difusa, sem descompressão dolorosa. Em relação ao caso assinale a assertiva correta.
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.