Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação à hipercalcemia, julgue os itens a seguir. I- Pode ser causada por hipoparatireodismo. II- Associa-se ao desenvolvimento de diabete insípido nefrogênico. III- Em pacientes com essa anormalidade, e possível observar encurtamento do intervalo QT no eletrocardiograma. IV- O espasmo laríngeo e o sinal de Trousseau são manifestações clínicas associadas a esse distúrbio. V- O uso de beta-2 agonistas por via inalatória é útil no tratamento agudo dessa alteração eletrolítica, até que a causa primária seja controlada. Estão certas apenas os itens:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do líquor com os respectivos agentes etiológicos na meningite em crianças. Alterações no líquor (1) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose normal ou aumentada. (2) Leucócitos aumentados com predomínio de linfomonócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. (3) Leucócitos aumentadas com predomínio de polimorfonucleares; Proteínas variavelmente aumentadas; Glicose diminuída. (4) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. Agente Etiológico ( ) Bacteriano. ( ) Viral. ( ) Micobacterium tuberculosis. ( ) Fúngico. A ordem correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
A obesidade pode ser definida como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Marque a alternativa INCORRETA em relação à obesidade.
Paciente feminina de 22 anos, nulípara, vem à consulta com queixas de corrimento vaginal homogêneo, amarelado e odor fétido. Nega sintomas inflamatórios, como dispareunia, irritação vulvar e disúria. No exame especular, encontra-se leucorreia com aspecto cremoso, aderente as paredes vaginais e colo e, ao exame microscópico à fresco, visualize-se clue cells. Em relação ao quadro ginecológico, marque a alternativa correta.
Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?
Compartilhar