Com relação à hiperplasia endometrial, não está correto afirmar:
A
As taxas de regressão das hiperplasias sem atipias, com tratamento clínico medicamentoso, são geralmente superiores a 80%.
B
A incidência de câncer oculto de endométrio em pacientes com hiperplasia atípica pode chegar a 40%.
C
O acetato de noretisterona pode ser empregado como tratamento na dosagem de 10 mg/dia, de forma contínua ou cíclica.
D
O acetato de megestrol é o tratamento de escolha para hiperplasia atípica de endométrio.
E
As taxas de regressão espontânea das hiperplasias sem atipias podem ser superiores a 60%.
Outras questões
Uveíte anterior, não granulomatosa, aguda, é relacionada mais comumente a:
Paciente de 23 anos é admitido no PS com queixa de enterorragia há 1 hora. Relata dois episódios de hemorragia digestiva anteriores com parada espontânea do sangramento. Ao exame apresenta-se hipotenso, taquicárdico e descorado, mas após reposição volêmica adequada fica hemodinamicamente normal. A endoscopia digestiva alta e a colonoscopia não mostram lesões, apenas restos hemáticos no cólon. Realizou mapeamento com Tecnécio que mostrou captação anômala em topografia de flanco direito. Optado pelo tratamento operatório, a cirurgia de eleição é:
Paciente feminino, 23 anos, trabalha como atendente no checking de uma companhia aérea. No último final de ano, buscou atendimento alegando não ter mais condições de trabalhar. Desde o aumento do volume de tráfego aéreo, começou a sofrer estresse intenso devido à frequentes discussões com passageiros insatisfeitos com os atrasos. Relata que passou a ter tristeza, choro no ônibus a caminho do trabalho, progressiva aversão a tudo que se relaciona ao trabalho e desconforto progressivo com a aglomeração de pessoas no saguão do aeroporto. Necessitou de atendimento há duas semanas no serviço, por ter sentido súbita falta de ar, palpitação, tremor e sensação de desmaio que ocorreram logo após discutir com um passageiro. Desde então, preocupada com a possibilidade de ter uma doença no coração, além de sentir falta de ar e taquicardia ao entrar no aeroporto. Considerando a hipótese que melhor explicaria todos os aspectos da apresentação clínica, assinale a alternativa correta:
A combinação de dextroposição da aorta, estenose de artéria pulmonar, CIV e hipertrofia de VD configura a seguinte malformação cardíaca cianótica: