Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Com relação à hiperplasia prostática, assinale a alternativa INCORRETA:

A
O uso de vasoconstrictores nasais e outras drogas simpaticomiméticas como alguns antigripes pode melhorar os sintomas prostáticos.
B
Os antidepressivos no paciente com hiperplasia prostática benigna sintomática podem piorar os sintomas (I-PSS) em 2 a 3 pontos.
C
Paciente com sintomas urinários importantes e que entra em retenção urinária aguda, apresenta cerca de 70% de chance de nova retenção urinária uma semana após tentativa de retirar o cateter.
D
A ressecção transuretral da próstata é procedimento cirúrgico mais indicado para as próstatas pequenas e médias.
Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?
D. Raimunda das Dores, faxineira profissional, depois de atarefado dia de faxina, apresentou dor intensa na extremidade distal do Úmero. Qual das estruturas relacionadas abaixo foi a possível causadora do quadro clínico apresentado pela paciente?
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
Compartilhar