Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com relação à Histiocitose X (granulomatose de células de Langerhans), todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A
a forma pulmonar da doença é mais comum em homens jovens e de meia-idade
B
é comum a associação com o tabagismo
C
a presença no lavado broncoalveolar de células de Langerhans é patognomônico da doença
D
é comum a associação com doença óssea
E
pneumotórax é uma complicação comum da doença
Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?
Considerando pacientes vítimas de queimaduras, pode-se afirmar que:
Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?
Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?
Compartilhar