Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com relação à Histiocitose X (granulomatose de células de Langerhans), todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A
a forma pulmonar da doença é mais comum em homens jovens e de meia-idade
B
é comum a associação com o tabagismo
C
a presença no lavado broncoalveolar de células de Langerhans é patognomônico da doença
D
é comum a associação com doença óssea
E
pneumotórax é uma complicação comum da doença
Assinale qual das seguintes alternativas não é uma indicação de colangiografia transoperatória. (COELHO, J. C. U. Aparelho digestivo: clinica e cirurgia, 1996)
Após 30 segundos de ventilação com balão e máscara e oxigênio a 100% em um RN asfíxico, notou-se que a criança permanecia em apneia, com FC = 120 bpm e rosado. Assinale a alternativa que contém a conduta mais apropriada nesse caso. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Escolar de nove anos é levado ao atendimento médico por apresentar há três semanas, dor em garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratado apenas com antitérmicos. Há uma semana, existe um quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Exames laboratoriais indicam: leucocitose, VSH:50mm, ASO 1250 U todd. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Na avaliação inicial de um paciente politraumatizado que apresente trauma cranioencefálico maior, os fatores de maior relevância para o prognóstico são:
Compartilhar