Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com relação à Histiocitose X (granulomatose de células de Langerhans), todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A
a forma pulmonar da doença é mais comum em homens jovens e de meia-idade
B
é comum a associação com o tabagismo
C
a presença no lavado broncoalveolar de células de Langerhans é patognomônico da doença
D
é comum a associação com doença óssea
E
pneumotórax é uma complicação comum da doença
São parasitas que infestam predominantemente o intestino delgado, com exceção de:
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Paciente gestante de 33 anos, com dor de início recente no quadril esquerdo, apresentando osteopenia difusa da cabeça e do colo femoral à esquerda na radiografia da bacia e alterações à Ressonância Magnética características de hipossinal em T1 e hiperssinal difuso em T2. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um homem de 25 anos ficou paraplégico após ferimento por arma de fogo ao nível de T11 e passou a necessitar de sonda vesical para drenagem de urina. Qual das alternativas é indicada para reduzir o risco de desenvolver infecções urinárias sintomáticas?
Compartilhar