Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação à infecção do trato urinário - ITU, é incorreta a informação:

A
a cateterização vesical é um importante fator de risco para ITU hospitalar.
B
o agente etiológico mais frequente é a Escherichia coli.
C
infecções de repetição em mulheres podem estar relacionadas à atividade sexual.
D
a síndrome uretral se caracteriza por apresentar sintomas urinários, porém com sedimento urinário normal ou com leucocitúria e urocultura negativa.
E
a presença de bactérias evidenciadas no exame de urina tipo I, em pacientes sem queixas urinárias, caracteriza bacteriúria assintomática.
Recém-nascido a termo, pequeno para idade gestacional, baixo peso, nasceu de parto cesárea, com apgar 5 e 8, peso de 1600g, HTº 65%, PCR negativo. Evoluiu com desconforto respiratório leve, porém persistente, com crises de cianose, hipoglicemia persistente e icterícia precoce, além de irregularidade na absorção das dietas. A hipótese diagnóstica para esse recém-nascido é:
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Uma criança de quatro anos de idade, sexo masculino, é encaminhada ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio do olho direito há 30 dias. Nascido de parto prematuro, com 35 semanas, peso: 2.730 g, estatura: 46,5 cm, Apgar: 9/9, permaneceu por seis horas em CPAP nasal e 12 horas no capacete de oxigênio, devido a desconforto respiratório leve. Recebeu alta hospitalar com três dias. A mãe nega infecções durante a gravidez. Exame físico: estrabismo com esotropia à direita e reflexo pupilar esbranquiçado. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Mulher de 63 anos com quadro de melancolia, crises de ansiedade, choro fácil, perda do interesse pelas atividades do dia-a-dia e insônia terminal há dois meses, vai ao consultório médico referindo perda de apetite e dores musculares difusas. Seu exame físico é normal. Ela relata que, há 40 dias, faz uso de bromazepan 3 mg à noite. A melhor opção de tratamento para essa paciente é:
Compartilhar