Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação à infecção do trato urinário - ITU, é incorreta a informação:

A
a cateterização vesical é um importante fator de risco para ITU hospitalar.
B
o agente etiológico mais frequente é a Escherichia coli.
C
infecções de repetição em mulheres podem estar relacionadas à atividade sexual.
D
a síndrome uretral se caracteriza por apresentar sintomas urinários, porém com sedimento urinário normal ou com leucocitúria e urocultura negativa.
E
a presença de bactérias evidenciadas no exame de urina tipo I, em pacientes sem queixas urinárias, caracteriza bacteriúria assintomática.
Paciente do sexo masculino, com placas urticariformes sensíveis à palpação, duração superior a 2 dias, com pouca resposta a anti-histamínicos, deve-se pensar em qual tipo de urticária?
Na sala de parto, o RN que você atende apresenta, no 1º minuto, extremidades cianóticas, frequência cardíaca de 128, respiração irregular, alguma flexão de extremidades e resposta à introdução do cateter na narina com careta. Qual o Apgar de 1 minuto desse RN?
Lactente, 8 meses de idade, iniciou com quadro de coriza, tosse seca e sibilância com piora progressiva. Havia dois irmãos com quadro de resfriado comum em casa. Foi internado em UTI pediátrica, ficando em ventilação assistida por 5 dias e teve alta em 20 dias, sem resolução completa do quadro. Persistiu com quadro de sibilância grave nos 2 meses subsequentes, com dificuldade de alimentação pelo desconforto respiratório e alguns vômitos pós-mamadas. Além de dificuldade para ganhar peso. Radiografia de tórax mostrava ausência de condensações, com algumas áreas de hiperinsuflação localizada. Antecedentes: dermatite atópica e história familiar de atopia. O diagnóstico é:
Com relação à ressuscitação cardiorrespiratória de adultos, assinale a alternativa INCORRETA. (SAV = suporte avançado de vida, SBV = suporte básico de vida)
Compartilhar