Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Com relação à infecção relacionada com cateter vascular em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A fibronectina é uma das diversas proteínas do sangue que se ligam ao cateter e predispõem a colonização por estafilococos.
B
O cateter venoso central inserido via subclávia tem maior índice de infecção que o cateter inserido pela veia jugular interna.
C
A remoção do cateter com infecção aumenta a chance de cura da infecção.
D
A troca rotineira do cateter não auxilia na prevenção da infecção.
E
Contaminação a partir das linhas de soro ocorrem principalmente por bactérias gram-negativas.
Helen, seis meses, é internada por causa de uma fratura de fêmur. Tem tíbia e fêmur arqueados, macrocefalia e escleras azuladas. O diagnóstico mais provável de Helen é:
Criança de 5 anos de idade queixa-se de dor no joelho direito há dois meses, sem história de trauma. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, afebril e com claudicação à direita. A semiologia dos joelhos não revela anormalidade. A avaliação subsidiária mais esclarecedora é:
No próximo item, é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança do sexo masculino, com 6 meses de vida, foi admitida em um hospital com infecção urinária de repetição. Ao exame físico, observou-se um abdome em forma de ameixa e massas em topografia de rins. Uma uretrocistografia miccional mostrou volumosa hidronefrose, com dilatação pielocalicial e megaureter bilateral. Nessa situação, o diagnóstico clínico é de síndrome de Prune Belly e o diagnóstico radiológico é de refluxo vesicoureteral de grau IV.
Paulo Sérgio, 19 anos, interna-se com dor de forte intensidade em membros inferiores e na região dorsal, que não melhoraram com o uso de dipirona oral. Exame físico: febre (38ºC), FC 110 bpm, PA 120 x 70 mmHg, hipocorado (++/4+), ictérico (++/4+). Aparelho cardiovascular e respiratório sem alterações. História de anemia diagnosticada aos 6 anos; no último ano foi internado em quatro ocasiões com quadro semelhante. Eletroforese de hemoglobina: HbS 97%, HbF 3%, HbA 0%. A terapêutica transfusional está indicada quando ocorre:
Compartilhar