Com relação à investigação laboratorial das disfunções hipofisárias, é correto afirmar:
A
Níveis séricos normais de IGF-1 afastam o diagnóstico de deficiência de GH em crianças e adultos.
B
Hipotireoidismo central caracteriza-se por níveis baixos de T4 livre associados com níveis baixos, normais ou levemente elevados de TSH.
C
Hiperprolactinemia farmacológica (induzida por drogas) é a causa mais comum de níveis séricos de prolactina maiores que 100 µg/L.
D
Teste de tolerância à insulina pode ser necessário para avaliar deficiência de gonadotrofinas.
E
Uma medida aleatória de GH dentro dos valores de referência afasta diagnóstico de acromegalia.
Outras questões
L.M.A., 20 anos, refere quadro de congestão nasal e lacrimejamento há 15 dias, evoluindo há dois dias com gotejamento pós-nasal, cefaleia e tosse. Ao realizar endoscopia nasal, foi visualizada secreção amarelada drenando do meato médio à esquerda. Qual o provável diagnóstico e a conduta indicada?
Mariana, 13 anos, chega ao ambulatório queixando-se de "dor no joelho", preocupada em participar da maratona para qual vem se preparando "há meses". O exame físico revela dor mal localizada na face anterior do joelho direito, sem sinais flogísticos, crepitações ou quaisquer outros sinais. A radiografia não evidenciou anormalidades. Com base na principal hipótese diagnóstica, é CORRETO afirmar que:
Considere as seguintes situações de dissecção aguda da aorta tipo B: 1. Desobstrução de ramos viscerais, com ou sem uso de stents. 2. Fenestração endovascular na presença de isquemia grave de membro inferior. 3. Implante de stent na luz verdadeira, em dissecções não complicadas. 4. Implante de endoprótese recoberta, em paciente clinicamente instável, sem envolvimento abdominal. A terapia endovascular NÃO está justificada em consensos no(s) caso(s):
Nos quadros de colangite, não podemos considerar como sinal clássico da Pêntade de Reynolds: