Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação à investigação laboratorial das disfunções hipofisárias, é correto afirmar:

A
Níveis séricos normais de IGF-1 afastam o diagnóstico de deficiência de GH em crianças e adultos.
B
Hipotireoidismo central caracteriza-se por níveis baixos de T4 livre associados com níveis baixos, normais ou levemente elevados de TSH.
C
Hiperprolactinemia farmacológica (induzida por drogas) é a causa mais comum de níveis séricos de prolactina maiores que 100 µg/L.
D
Teste de tolerância à insulina pode ser necessário para avaliar deficiência de gonadotrofinas.
E
Uma medida aleatória de GH dentro dos valores de referência afasta diagnóstico de acromegalia.
São admitidos dois pacientes no pronto socorro com hipótese de intoxicação exógena, com as seguintes características clínicas: PACIENTE I: transpiração intensa; PA = 170 X 100 mmHg; pulso = 120 bpm; agitação; ressecamento de mucosas; T = 38 °C e episódio convulsivo. PACIENTE II: alteração do estado mental; respiração superficial; pupilas mióticas; pulso = 50 bpm e PA = 100 x 50 mmHg. Das abaixos, as drogas mais prováveis, como etiologia, são, respectivamente:
Homem de 22 anos, vítima de trauma automobilístico é trazido ao hospital pelo resgate. Após a avaliação e estabilização iniciais, detecta-se desalinhamento ao nível da coxa no membro inferior direito e ausência de pulsos distais neste membro. Escolha a alternativa com a sequência recomendada das condutas abaixo mencionadas:
Homem de 25 anos foi vítima de ferimento por arma de fogo em face lateral de coxa direita. Não tem orifício de saída. Tem um grande hematoma no terço distal da coxa e aumento significativo do volume da panturrilha direita. Reclama de muita dor na perna direita. Não tem pulso poplíteo, nem pedioso nem tibial posterior. O tempo de enchimento capilar do hálux direito é >10 s. Neste hospital, você não dispõe de arteriografia nem tem cirurgião vascular. A transferência para serviço que dispõe de cirurgia vascular demora, pelo menos, 6 horas. Dentre os procedimentos abaixo, qual é o mais apropriado para preservar o membro, nesta situação?
Homem de 23 anos procura o pronto socorro com queixa de dor e inchaço do pênis há 4 horas. Durante relação sexual com esposa ouviu um estalido e, a seguir, apresentou detumescência peniana com perda da ereção. Ao exame físico, o paciente apresenta grande equimose na haste peniana e uretrorragia. Assinale a alternativa que melhor descreve a conduta a ser tomada pelo médico assistente:
Compartilhar