Com relação à investigação laboratorial das disfunções hipofisárias, é correto afirmar:
A
Níveis séricos normais de IGF-1 afastam o diagnóstico de deficiência de GH em crianças e adultos.
B
Hipotireoidismo central caracteriza-se por níveis baixos de T4 livre associados com níveis baixos, normais ou levemente elevados de TSH.
C
Hiperprolactinemia farmacológica (induzida por drogas) é a causa mais comum de níveis séricos de prolactina maiores que 100 µg/L.
D
Teste de tolerância à insulina pode ser necessário para avaliar deficiência de gonadotrofinas.
E
Uma medida aleatória de GH dentro dos valores de referência afasta diagnóstico de acromegalia.
Outras questões
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.