Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à neoplasia de reto é INCORRETO afirmar:

A
Nos doentes portadores de neoplasia de reto médio e baixo está indicada a radioterapia associada à quimioterapia no período pré-operatório.
B
A realização de ressecção anterior do reto nos casos de neoplasia de reto médio, atende aos princípios de radicalidade oncológica, desde que se realize a retirada de todo o mesoreto.
C
Nas ressecções de neoplasia de reto médio a margem de segurança deve ser de pelo menos 2 cm.
D
Na ressecção anterior de reto, quando a anastomose colo-retal ficar próxima ao ânus, os dois procedimentos comumente realizados são: colostomia protetora e drenagem da pelve.
E
A neoplasia de reto alto deve ser tratada com amputação abdomino-perineal de reto para atender aos princípios de radicalidade oncológica.
O diagnóstico de hepatite pelo vírus D utiliza como teste confirmatório a pesquisa de anti-VHD e como teste de triagem a pesquisa de:
Sobre cicatrização de feridas, escolha a opção correta.
A hérnia inguinal cujo conteúdo é um divertículo de Meckel é chamada de:
Uma menina de 5 anos de idade é trazida ao seu pediatra com uma febre que dura cinco dias. Sua mãe relata que as imunizações de sua filha estão em dia e que ela não tem problemas crônicos de saúde. Sinais vitais mostram temperatura de 38,9°C, pulso 111 ppm, frequência respiratória de 16 ipm e pressão arterial 122/65 mmHg. Ao exame, ela apresenta língua vermelha e edemaciada, linfonodos cervicais palpáveis, uma erupção cutânea difusa inespecífica maculopapular, e injeção escleral bilateral. A melhor conduta neste caso é iniciar:
Compartilhar