Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à neoplasia de reto é INCORRETO afirmar:

A
Nos doentes portadores de neoplasia de reto médio e baixo está indicada a radioterapia associada à quimioterapia no período pré-operatório.
B
A realização de ressecção anterior do reto nos casos de neoplasia de reto médio, atende aos princípios de radicalidade oncológica, desde que se realize a retirada de todo o mesoreto.
C
Nas ressecções de neoplasia de reto médio a margem de segurança deve ser de pelo menos 2 cm.
D
Na ressecção anterior de reto, quando a anastomose colo-retal ficar próxima ao ânus, os dois procedimentos comumente realizados são: colostomia protetora e drenagem da pelve.
E
A neoplasia de reto alto deve ser tratada com amputação abdomino-perineal de reto para atender aos princípios de radicalidade oncológica.
Levando em consideração a afirmação que características faciais típicas estão presentes em grande número de pacientes com rinite alérgica. Sobre as características faciais, pode afirmar-se que: I - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as olheiras. II - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a dupla linha de Dennie-Morgan. III - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a pele xerótica. IV - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a prega nasal horizontal. V - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as fissuras em narinas. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
O aumento de casos de conjuntivite em algumas épocas do ano deve ser o foco de atenção dos profissionais de saúde. As medidas terapêuticas podem ser instituídas inicialmente pelo médico clínico geral da unidade de atendimento antes do encaminhamento ao especialista (quando avaliada necessidade). Dentre elas, estão:
Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, e encaminhado ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio ocular à D há 30 dias. Nascido de parto prematuro: 34 sem, P: 2 Kg. Necessitou de oxigênio por 18 h devido a desconforto respiratório. Alta com 3 dias de vida. Mãe nega infecções durante a gestação. Ao ex.físico: estrabismo com esotropia D e reflexo pupilar embranquecido. A hipótese mais provável é:
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
Compartilhar