Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à neoplasia de reto é INCORRETO afirmar:

A
Nos doentes portadores de neoplasia de reto médio e baixo está indicada a radioterapia associada à quimioterapia no período pré-operatório.
B
A realização de ressecção anterior do reto nos casos de neoplasia de reto médio, atende aos princípios de radicalidade oncológica, desde que se realize a retirada de todo o mesoreto.
C
Nas ressecções de neoplasia de reto médio a margem de segurança deve ser de pelo menos 2 cm.
D
Na ressecção anterior de reto, quando a anastomose colo-retal ficar próxima ao ânus, os dois procedimentos comumente realizados são: colostomia protetora e drenagem da pelve.
E
A neoplasia de reto alto deve ser tratada com amputação abdomino-perineal de reto para atender aos princípios de radicalidade oncológica.
Assinale a alternativa correta sobre condução de convulsões no período neonatal.
Paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com hematêmese e melena com 4 horas de duração. Apresenta diagnóstico de cirrose por vírus C com uso regular de espironolactona e furosemida. Na admissão, PA 90/60, FC 88 bpm, Fr 22 ipm. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Durante avaliação médica, o pediatra identificou quadro de criptorquidia no bebê e realizou ultrassonografia com visualização de testículo direito e hérnia em canal inguinal. A conduta mais adequada é
Uma paciente de 40 anos, antecedente de uso de anticoncepcional oral, vem ao hospital com dor no hipocôndrio direito (HD). Uma TC de abdome revela um adenoma hepático de 5 cm no lobo D. O tratamento definitivo para essa lesão é:
Compartilhar